quarta-feira, 4 de junho de 2008

Série Especial - Meio Ambiente em uma Semana Coleta e Tratamento de Esgotos em Florianópolis

Provavelmente quando você ler essa postagem já será um dia duplamente importante para mim (5 de junho). Primeiro porque é o Dia Mundial do Meio Ambiente e segundo porque é meu aniversário. Feliz coincidência.

Continuando a Série Especial em homenagem a Semana do Meio Ambiente, o tema de hoje é Esgoto Sanitário.

Santa Catarina possui mais de 95% da população atendida com abastecimento de água tratada e apenas 10% com coleta e tratamento de esgotos. Em Florianópolis esse índice é melhor. Veja quais os Sistemas de Tratamento que estão em funcionamento.

- Insular: Atende o Centro, Agronômica, José Mendes, Prainha, Saco dos Limões, Santa Mônica, Pantanal, Serrinha, Campus universitário, Carvoeira, parte dos bairros Parque São Jorge e Córrego Grande. A Estação de Tratamento do Sistema de Esgotos Sanitários de Florianópolis tem capacidade para atender a população de 150 mil habitantes numa vazão média de 278 l/s.

- Potecas: Atende a parte continental de Florianópolis com Exceção do bairro Capoeiras e parte do Abraão. Recebe também os esgotos de parte grande do município de São José.

- Canasvieiras: Atende a Praia de Canasvieiras e parte da Cachoeira do Bom Jesus. A Estação de Esgotos tem capacidade de tratamento para 40 mil habitantes.

- Lagoa da Conceição: Atende o Centrinho da Lagoa, Avenida das Rendeiras, Rua Osni Ortiga e Joaquina. A ETE Lagoa da Conceição teve ampliação recente e agora tem capacidade para tratar o esgoto de até 32 mil habitantes.

- Barra da Lagoa: Sistema projetado para atender 20 mil habitantes, atende o bairro Barra da Lagoa.

- Saco Grande: Atende as localidades de Vila Cachoeira, Parque da Figueira, Shopping Floripa e Centro Administrativo do Governo.

- Praia Brava - O sistema atende a Praia Brava.

- ParqTec: Atende a área de prédios de tecnologia localizados próximo ao cemitério do Itacorubi.

- Jurerê Internacional possui Estação de Tratamento de Esgotos operada pela Habitasul.

Juntamente com a urbanização do Maciço do Morro da Cruz está sendo implantada a rede de esgoto naquelas localidades.

Segundo o Eng° Fabio Krieger, Gerente de Construção da Casan, até o final do mês de junho entrarão em operação as redes coletoras do Canto da Lagoa e Costeira do Pirajubaé, com tratamento respectivamente na Estação de Tratamento de Esgotos da Lagoa da Conceição e Insular.

Áreas atendidas por coleta e tratamento de Esgotos em Florianópolis

Considerando a contagem populacional de 2007 do IBGE Florianópolis possui 396.723 habitantes. Dados da Casan de Dezembro de 2007 apresentam que 196.007 pessoas estão sendo atendidas por coleta e tratamento de esgotos, logo o índice de atendimento de esgoto para Florianópolis (Ilha e continente) é de 49%.

Dica do dia:
- Se ligue na rede de esgotos.

Um comentário:

MMMarcelo disse...

Ôôôia Reginaldo!
Ah, Mó-Dio! Agora tá explicado essa afinidade pelo meio ambiente: o cara faz aniversário em 5 de junho.
Agora de manhã li "A agonia dos Rios", suplemento publicado junto ao Diário Catarinense (domingo 01/06/08). Ele Traz a situação dos rios de algumas regiões catarinenses e algumas mostram o retrospecto da situação (já precária) há 10 anos atrás.
Um colega jornalista que trabalha comigo até questionou: "Se a imprensa já tem histórias de uma situação ruim há 10 anos, por que até hoje a coisa só piorou? Cadê o poder sensibilizador/mobilizador da mídia na população para mudar a situação ambiental dos nossos rios?"
E eu acrescento que essas matérias servem apenas para venderem notícias como mercadorias e promoverem as "empresas boazinhas".
As reportagens foram patricinadas pela Tractbel Energia.
O teu blog tá muito bom, colega. Parabéns!