sábado, 21 de junho de 2008

Ponta do Gravatá

Retomando minhas postagens, apresento uma das paisagens mais paradisíacas de Floripa: A Ponta do Gravatá, localizada entre as praias Mole e Joaquina.

Essa área é utilizada historicamente por pescadores artesanais e recentemente por praticantes de vôo livre. A Ponta do Gravatá conta com importantes sítios de arte rupestre e diversos monumentos megalíticos.

>>> Vista da cabeça do Dragão - Costão da Ponta do GravatáTudo estaria bem, se não fosse um porém. A área pertence a três proprietários que deslumbram construir um empreendimento no local.

A polêmica está criada e líderes comunitários, preocupados com a preservação ambiental, visitaram, agora pela manhã, juntamente com o empreendedor a região. Durante a caminhada, bastante discussão.

Como futuro jornalista ambiental e morador da Lagoa, conto a história de nossa caminhada até a Ponta do Gravatá. Vem comigo!

A entrada para a Ponta do Gravatá fica na Rodovia Jornalista Manoel Menezes - SC 406 - antiga Estrada da Barra da Lagoa. O começo do caminho do Gravatá já foi desconfigurado graças a presença do homem. Do lado esquerdo da imagem foi feita uma "recuperação" com concreto em cor de terra. Olha aí.

>>> Entrada para a Ponta do Gravatá A placa de entrada traz a explicação: "Esta obra é fruto do acordo firmado entre o Ministério Público Estadual, IPUF, SUSP e FLORAM e homologado pelo juízo da Unidade da Fazenda Pública, da Comarca da Capital, nos autos da ação civil pública 023.07.005535-4.

>>> Placa explicativa Na planície antropizada a proposta do empreendedor é construir uma pousada com 25 apartamentos e um restaurante. Ah, parecem que vão ser construídos 5 bangalôs também. O projeto ainda não está bem definido.

>>> Planície antropizada O empreendedor deixará uma cópia do projeto para consulta na Base do Núcleo Distrital da Lagoa, sala anexa a Delegacia de Polícia da Lagoa, próximo ao TILAG - Terminal de Ônibus da Lagoa. A AMORELA, Associação dos Moradores do Retiro da Lagoa, já possui uma cópia.

A trilha do Gravatá é um prato cheio para os trilheiros. Durante nossa ida a Ponta do Gravatá encontramos mais de 20 praticantes do esporte.

>>> Várias pessoas utilizam a Ponta do Gravatá para fazer trilhas
Na Praia do Gravatá existem hoje dois ranchos de pescadores. Um rancho serve de base operacional e o outro guarda as embarcações. Os pescadores aguardam a chegada das tainhas. Uma tradição histórica.

>>> Praia do Gravatá A Praia do Gravatá é de ondas fortes, águas frias e cristalinas. Seu acesso é um desafio para quem gosta de caminhadas. Uma missão para quem curte a natureza e trilhas.

>>> A espera da tainhaVisão da praia. Nessa paisagem podem ser "espetadas" 15 residências.

>>> Eu quero continuar vendo esse visual assim: verde.Fotos: Reginaldo Jaques

Existe um fórum que debate sobre o assunto. Acesse www.pontadogravata.com e participe.

Nenhum comentário: