terça-feira, 3 de junho de 2008

Série Especial - Meio Ambiente em uma Semana Água - De onde vem a que abastece Florianópolis?

É chover no molhado dizer que a água é fundamental para a sobrevivência da vida no planeta. Na segunda matéria em homenagem a Semana do Meio Ambiente, como você deve ter percebido o tema é água. Você vai ficar sabendo de onde vem a água consumida pela população de Florianópolis. A captação mais conhecida é Pilões, mas existem outras.

Captação de Pilões

A captação conhecida como Pilões, capta água do rio Vargem do Braço e rio Cubatão, utilizado somente em época de estiagem, e abastece a maior parte da cidade de Florianópolis, compreendendo a região continental e central de Florianópolis até Santo Antônio de Lisboa na direção norte e Carianos na direção Sul. A estação de tratamento de água que fica localizada na Palhoça trata uma vazão média de 1.800l/s que é distribuída para os municípios de São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz numa população abastecida estimada de 604 mil habitantes.

Na Ilha de Santa Catarina os principais Sistemas são o Costa Leste e Costa Norte. O sistema Costa Leste tem como manancial a Lagoa do Peri. A Estação de Tratamento trata a vazão de 160l/s abastecendo 61.621 habitantes dos bairros de Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Campeche e Pântano do Sul.

Captação Lagoa do Peri

O sistema Costa Norte capta a água subterrânea em Ingleses e abastece uma população de 56.025 pessoas. A vazão da Estação de Tratamento é de 250 l/s e atende os bairros de Ingleses, Canasvieiras, Rio Vermelho, Cachoeira do Bom Jesus e Ratones.

O abastecimento da região norte da Ilha de Santa Catarina é problemático durante o verão quando a população quadruplica com a chegada dos turistas, principalmente na famosa praia de Canasvieiras. Na temporada passada a Casan fez a Campanha de Combate ao Desperdício, minimizando o problema. “A Casan estuda a possibilidade de incrementar o abastecimento da região. Para isso temos duas opções: trazer água de Pilões pela SC 401 ou da Lagoa do Peri, fazendo a ampliação da rede da Barra da Lagoa até Ingleses”, esclarece a Assessora Técnica da Superintendência Metropolitana, Engenheira Sanitarista Karla Ghisi da Luz.

Existem ainda sistemas pequenos de abastecimento de água. São cinco represas que juntas atendem 24.464 habitantes. Elas estão situadas nas localidades de Quilombo, Rio Tavares, Lagoa, Córrego Grande e Monte Verde. Na Praia Brava existe um sistema de abastecimento de água que funciona apenas na temporada de verão.

Dica do dia:
- Evite banhos demorados, dez minutos de banho são o suficiente.

Fotos: Casan

2 comentários:

Unknown disse...

Muito boa a matéria. Mesmo sendo engenheiro sanitarista que atua na região, há informações que não conhecia. Fico curioso em saber até quando o atual sistema atenderá a demanda de uma população que cresce rápidamente em nossa região.

Anônimo disse...

Amanhã, dia 5 de junho na UFSC acontecerá um debate sobre a questão das PCH´s no Cubatão.
Quem promove é o NEAmb (Nucleo de Educação Ambiental do CTC) e o GTHidro (Grupo Transdisciplinar de Pesquisas em Bacias Hidrográficas). Presença das ONGs locais. É no Auditório do Centro de Convivência as 14h.

Richard E. Smith
Estudante de Eng Sanit e Ambiental