quarta-feira, 9 de abril de 2008

Casa ecológica economiza água no semi-árido

A região do semi-árido brasileiro sofre com a escassez de água. Um protótipo de residência ecologica foi desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba. A casa é capaz de proporcionar a seus moradores condições de viver em grandes períodos sem chuva e de altas temperaturas, com bem-estar e sem alterar radicalmente seu dia-a-dia. Segundo informação do do site Ambiente Brasil, o telhado da residência foi projetado de forma a encaminhar a água captada durante o período chuvoso.

O processo de reuso não precisa de bombas, já que previsto para aproveitar a lei da gravidade. A água utilizada na lavanderia, mesmo que venha de fontes externas, passa por um filtro bastante simples, fica armazenada e, posteriormente, abastece as descargas sanitárias. Outro coletor aproveita a água da cozinha e das pias dos banheiros, guarnecendo um ponto para irrigação de pequenas plantações no terreno. Já a que sai do vaso sanitário, direcionada à fossa séptica, cria umidade na área de instalação desta, onde se recomenda o plantio de uma árvore frutífera. “Você tem um ambiente de sombra e um produto saudável, sem risco de contaminação”, diz o professor Baracuhy.

A alvenaraia é feita com tijolo de solo-cimento, benéfica ao meio ambiente na medida em que dispensa a queima, essencial ao produto cerâmico, processo que, em geral, implica no uso de lenha.
Segundo o professor Baracuhy, essa residência ecologicamente correta demanda cerca de dois meses para se concretizar, a um custo cerca de 40% inferior ao de uma construção convencional.

Nenhum comentário: